Uncategorized

Vale do Pati

Por 30 de novembro de 2017 Nenhum comentário

O Vale do Pati, na Chapada Diamantina!

Na ultima semana a Volver teve o privilégio de realizar um dos trekkings mais bonitos do Brasil. O Vale do Pati, na Chapada Diamantina!

No melhor estilo anos 90 eu, Nuba, na companhia do amigo Renan Neves partimos de carro de BH/MG até Lençóis/BA rumo ao início dessa travessia.

Poderíamos simplesmente baixar todo o percurso da travessia em um app de navegação outdoor GPS como o Wikilok, AccuTerra, Trails, etc. Mas optamos por um guia de montanha pela praticidade, segurança e principalmente pela troca de cultura e experiências.

Foram 70km de travessia dentro do Vale do Pati, entre Guiné e Andaraí.

Cinco dias total off-line de muito trekking, “escalaminhada”, subidas, descidas, cachoeiras, cânions e visual indescritível com direito a hospedagem nas casas dos nativos, “prosas”, banhos gelados e excelentes pratos orgânicos preparados à lenha. Simplicidade ao som da natureza.

Ficou claro que o guia de montanha é mais uma das profissões ameaçadas pela tecnologia. Com o avanço tecnológico o aventureiro acredita não mais precisar de um guia físico. Afinal de contas ele tem “todas” as informações na palma da mão e esquece que imprevistos como falta de bateria, uma simples torção, picada de um animal, um desvio ou qualquer tipo de contratempo pode tornar esse tipo de trekking (longa distancia) num pesadelo. Sem exageros!

O guia não serve apenas para te mostrar a trilha e sim para te tirar da trilha.

No ano de 2015 um espanhol de 34 anos ficou sem bateria em uma das travessias da Chapada Diamantina e foi encontrado morto após 22 dias de busca. Próximo ao corpo o diário relatando todo sofrimento e desespero dos últimos dias de vida.

Você pode até não depender do guia, mas o guia depende 100% de você!

A Volver segue firme na base do colaborativismo onde todos ganham, de ponta a ponta.

Se você é do tipo que curte a natureza, dias off-line, cachoeiras, trekking, som dos pássaros, simplicidade e tranquiidade. Fica a dica!

Grande abraço do Nuba

Listas!
Próximo post

Deixe um comentário