leitura

Como estão seu hábitos?

Por 14 de junho de 2017 Nenhum comentário

No ano esquisito de 2016 o Felipe me presenteou com o livro O Poder do Habito – Charles Duhigg.

Provavelmente você já deve ter visto em alguma prateleira ou ouvido falar. Bom, um estudo fantástico realizado em duas décadas comprova que 60% de nossas ações diárias são realmente decisões as outras 40% são hábitos. Ou seja, quase metade das coisas que realizamos no dia a dia são hábitos. O autor afirma que a chave para mudar o que não funciona em nossas vidas é entender como os hábitos funcionam. Mudá-los pode significar a diferença entre vida e morte, sucesso e fracasso. Mas calma lá! Mesmo entendendo o processo, mudar um hábito é extremamente difícil e requer disciplina e força de vontade. Afinal de contas temos hábitos cotidianos que fazemos quase no modo automático como: escovar os dentes, tomar banho, se alimentar, etc.

Duhigg aponta que um hábito possui 3 ciclos. A deixa, a rotina e a recompensa e chama esse ciclo de loop do hábito. A deixa é o estimulo que manda o cérebro entrar em modo automático, e indica qual habito deve ser usado. A rotina é a forma como executamos a deixa. E a recompensa ajuda o cérebro, a saber, se vale a pena memorizar esse loop para o futuro.

Sendo assim o segredo é criar uma forte conexão entre a deixa e a recompensa. No meu caso especifico, costumo me recompensar com pequenos mimos. Uma simples cerveja artesanal ou até mesmo um chocolate após um esforço para sair da inércia me satisfazem. Ehehehe…

Um canal no youtube faz um belo resumo do livro, de forma ilustrada e dinâmica:

Obrigado hermano pelo presente e fica aqui minha dica de leitura para os amigos da Volver.

Nuba